24 de novembro de 2009

Argolas!?



Em semiótica uma das coisas que podemos analisar e buscar um sentido é: porque que a maioria dos objetos são em forma de circunferências...


Podemos visualizar o maior exemplo sobre este assunto, argolas dourada.


Na imagem a baixo também visualisamos argolas...o brinco da atriz Taís Araujo é um exemplo de como as argolas estão presentes em nosso cotidiano. Os anéis da mão dela também são argolas, se analisarmos mais profundamente os óculos também são em forma de circunferência.

















E o porquê das Argolas Douradas???

Argolas, além de brincos, são aros e elos. E tem semelhança com anéis, fivelas, cacho de
cabelos, alças, laços, círculos, curvas, voltas. E absorve toda a carga semântica, ou os efeitos de
sentido, desses outros objetos ou formas, que são análogos.

Os efeitos em forma circular alude às ideias de ciclo fechado; ciclo solar; encerramento ou continuidade de circuito; eterno retorno; homogeneidade; sucessão contínua; totalidade indivisível; unidade; tempo; destino; sol; roda; movimento; e perfeição, pois tem como base a figura geométrica que é considerada perfeita e, enquanto tal remete à noção de divino.

Sendo assim, para uma breve conclusão, pode-se dizer que uma simples forma circular, como a das argolas, guarda consigo uma série de efeitos
de sentido que assimilam sentidos diversos, outras formas análogas.

Esses significados da forma, reiterados pela cor - ou pelo material - potencializam esses
efeitos de sentido e talvez aí esteja à força da carga semântica das argolas douradas, especialmente no que diz respeito ao poder, à perfeição, ao divino, ao destino, tanto nas formas circulares como no ouro, que geram certo mistério em torno delas e justificam sua presença nas mais distintas culturas, através dos tempos.



Nenhum comentário: