23 de novembro de 2009

Mais sobre Circunferências


A circunferência é um contorno continuamente curvado, cujos pontos estão todos na mesma distância de um ponto central, chamado centro do círculo. A distância constante de qualquer ponto da circunferência se denomina radio.

A circunferência representa a área que contém e seu interior, denominada círculo, a forma mais enigmática de todas, considerada perfeita por nossos antepassados. Sua direcionalidade é a curva, associada ao movimento, ao enquadramento, à repetição e ao calor.

A forma circular produz um movimento de rotação evidente, possui um grande valor simbólico, especialmente seu centro, e tem conotações psicológicas como proteção, inestabilidade, totalidade, movimento contínuo ou infinito. É típico representar também os espaços fechados, herméticos, com circunferências ou círculos.

Contornos derivados da circunferência são o oval e ovalado, com qualidades parecidas, mas que expressam ainda mais instabilidade e dinamismo, embora o movimento perfeito seja uma qualidade própria da circunferência.

A projeção tridimensional da circunferência é a esfera, o corpo geométrico mais perfeito, o que contém um maior volume em um menor espaço, o que define a forma tanto dos átomos como dos corpos celestes.

A circunferência e o círculo são talvez os elementos geométricos mais perfeitos e estáveis, embora carregados de uma grande carga dinâmica.

As formas circulares são muito difícies de representar em uma página web, já que todos os elementos que nos facilita a linguagem HTML são retangulares, embora aparentem não ser. Ademais, as formas curvas se visualizam muito mal nos monitores, devido à interpretação gráfica mediante pixels, que origina efeitos de escalamento indesejáveis.

Outro inconveniente de usar círculos no desenho web deriva precisamente de ser a forma que contém mais área no menor perímetro, já que a maioria das vezes interessa ao designer exatamente o contrário, reduzir ao mínimo a área e maximizar ao máximo o perímetro.



Nenhum comentário: