24 de novembro de 2009

Psicodinâmica das Cores

Seu significado:

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.


CORES PRIMÁRIAS SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS


Primárias: Amarelo primário, o Azul Ciano e o Vermelho Magenta .

São as cores PURAS


Secundárias: O Verde, o Laranja e o Violeta, são conhecidas como cores secundárias. Assim se designam pois são resultado da mistura de duas cores primárias.


Terciárias: As cores Terciárias são designadas desta forma, por resultarem da mistura entre uma cor primária com uma cor secundária ou pela mistura das três cores primárias. Não compõem o círculo cromático.

Primária + Secundária = Terciária


CORES QUENTES, FRIAS E NEUTRAS


Quentes: As cores quentes associam-se às sensações de calor, adrenalina. São consideradas cores excitantes. As cores quentes são todas aquelas que, no circulo das cores primárias derivam das seguintes cores: Amarelo, Laranja e Vermelho.

Estas cores associam-se ao sol, ao fogo, a vulcões em erupção, entre outras


Frias: A "temperatura" das cores faz com que se distingam cores frias e cores quentes, mas os fundamentos para tal designação, são pois psicológicos.

As cores frias, como o próprio nome indica, estão associadas à sensação de frio, e são essencialmente todas as cores que derivam do Violeta, Azul e Verde. São consideradas cores calmantes.

Associam-se à água, ao frio, ao gelo, ao mar, ao céu, às árvores, entre outras.


Neutras: O branco, o preto e o cinzento são tidas como cores neutras.

O branco é a soma de todas as cores e implica a presença de luz.

O preto é oposto ao branco, significa total ausência de luz e aparentemente, não deriva de qualquer cor.

O cinzento, ou os vários tons de cinzento têm origem na mistura, em diferentes quantidades, do branco com o preto.

Nenhum comentário: