As palavras câncer de mama representam os signos da realidade das graves
enfermidades. A fantasia em torno das suas características faz com que fatores
emocionais e psicológicos se tornem elementos influenciadores do quadro clínico da
mulher e, principalmente, das práticas de ação e reação à doença. A linguagem
metafórica utilizada para designá-la e as campanhas de comunicação com vistas à
prevenção demonstram o quanto significativo é atuar nos processos das mensagens de
combate e educação para o assunto.
A estratégia da campanha consiste na captação de recursos com a venda de edições
limitadas de camisetas, cujos modelos apresentam um símbolo azul em forma de
círculos concêntricos, um alvo desenhado pelo estilista Ralph Lauren. Este símbolo e
toda a sua identidade marcária são constantemente estilizados e modificados.
Por oferecer subsídios para contemplação, observação e sistematização dos signos, a
semiótica aplicada à publicidade auxilia na conscientização do referencial proposto pelo
material de divulgação e pelos potenciais retornos de entendimentos do público
receptor. Sendo assim, é possível decifrar os códigos da comunicação como um todo e
desenvolver ações de propaganda com um embasamento responsável e crítico no que se
refere à autoria das mensagens.
A cor predominante do símbolo da campanha é azul, representante das associações
afetivas de confiança e precaução. Uma escolha condizente às expectativas previstas do
público-alvo.
Na logotipia da campanha há também a cor branca e a preta, uma possivelmente
simbolizando vida e luz e a outra dor, temor e morte frente à doença.
- Forma e design
A forma do símbolo da campanha, representa um alvo, objeto cujo atributo fundamental é a precisão para se obter êxito com a sua utilização. É necessário um olhar “clínico” e mira perfeita para se atingir o centro do alvo. Uma mesma comparação pode ser feita com o câncer de mama, quando realizada a cirurgia de extração do tumor maligno, a mastectomia.
Também existe a semelhança do desenho com um seio e suas camadas de tecidos e
músculos podem ser representadas pelos círculos do objeto, sendo o branco central do
alvo, o leite materno da vida, a luz e a possível erradicação da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário